Palavras-chaves: Oscar 2019, Filme Favorito, Indicação

O ano de 2018 foi marcado pelo lançamento de grandes obras cinematográficas, tornando a disputa pelo Oscar ainda mais acirrada. O número de filmes indicados em cada categoria foi aumentado para dar espaço a mais produções aclamadas e deste modo a escolha do melhor filme não será fácil.

No entanto, dentre todos os indicados, meu filme favorito é Roma dirigido por Alfonso Cuarón. A obra do diretor mexicano conseguiu conquistar não somente o meu coração, mas também a crítica especializada, e não é para menos.

Roma narra a história de uma jovem empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média-alta no bairro de Roma, na Cidade do México, durante os anos 70. A história é baseada na vida da própria família de Cuarón e mostra a realidade social e política do México da época, bem como a relação entre empregada e patroa. Através de um enredo tão simples, Cuarón consegue entregar uma história emocionante e sensível, capaz de despertar diversas emoções no espectador.

O retrato tão fiel do México, entretanto, não seria possível sem a genialidade técnica do diretor. Cuarón trouxe um trabalho de fotografia impecável, os tons preto e branco dão um tom mais clássico à obra. A fotografia traz a sensação de que estamos assistindo a um registro histórico já que ela transmite a realidade em diversos sentidos, como a própria escolha da câmera que levou o espectador a acompanhar a história da empregada doméstica mantendo um distanciamento necessário para o público entender as nuances do relacionamento entre as personagens e o contexto histórico da época.

Além disso, a atuação das atrizes Yalitza Aparicio e Marina de Tavira também merece destaque. Ambas conseguiram transmitir uma profundidade extraordinária às suas personagens, trazendo um realismo incomum e tocando o coração do espectador.

Em resumo, o filme Roma é uma obra-prima, na qual Alfonso Cuarón soube transmitir sensibilidade e humanidade através da história de uma jovem empregada doméstica. Do ponto de vista técnico, Cuarón foi brilhante, a fotografia e a escolha da câmera encantam, e as atuações de Yalitza Aparicio e Marina de Tavira emocionam.

Em meio a tanta concorrência, Roma é um forte candidato ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2019 e espero que o merecido reconhecimento vá para esse filme tão especial.

  • TAGS